PLENÁRIA ESPECIAL: Contexto macro global & a oportunidade verde para o Brasil


O painel “Contexto macro global & a oportunidade verde para o Brasil” debateu como o Brasil pode liderar a expansão da oferta de energia limpa em um cenário global desafiador. Adilson Oliveira, Managing Director, Líder de Estratégia para Utilities da Accenture destacou que, embora o país tenha enorme potencial para expandir a geração de renováveis a um dos menores custo do mundo, há desafios globais e específicos como intermitência das renováveis, encargos e subsídios que oneram o custo da energia, a necessidade de balancear expansão de oferta e a demanda e flexibilidade de geração e transmissão. .    

Fábio Rodacki, Senior Managing Director, Head da Indústria de Resources LATAM da Accenture falou sobre a importância de um planejamento rápido para que o Brasil aproveite a oportunidade e encontre soluções para os desafios. “É preciso trazer o consumidor para o debate. O ponto mais importante a ser discutido é o quanto é “pagável” tudo que a gente está fazendo, tanto para o consumidor da ponta, quanto da indústria”.     

Os impactos das mudanças climáticas no setor elétrico também foram abordados no painel. Roberto Falco, Associate Director, Líder Consultoria para Utilities T&D da Accenture falou sobre a questão da resiliência das redes, a necessidade de reforço e modernização tecnológica e como o serviço deve ser estruturado frente aos novos eventos climáticos.     

Por fim, os painelistas falaram sobre os avanços na regulamentação do setor. Roberto Falco acrescentou que, como um setor de utilidade pública, a regulamentação é fundamental. “Estamos em um momento no qual o ritmo de transformação do setor, as mudanças tecnológicas e do comportamento do consumidor avançaram mais rápido do que o tempo necessário para os debates. Precisamos ser cada vez mais ousados para pensar nas soluções criativas e aproveitar as oportunidades de maneira incisiva”, completa o executivo.