EFICIÊNCIA E TECNOLOGIA: Democratização da Energia - Os requisitos de Energia, Confiabilidade e Flexibilidade do SIN


O papel fundamental das usinas termelétricas e hidrelétricas para a confiabilidade do SIN foi o destaque do painel “Os requisitos de Energia, Confiabilidade e Flexibilidade do SIN”, que abordou como essas usinas atuam para dar segurança elétrica a um sistema formado por fontes cada vez mais diversificadas.    

Xisto Vieira Filho, presidente da Abraget, defende que deveria haver um leilão específico para as hidrelétricas devido à sua importância no sistema e reforçou também a necessidade de leilões de inovação tecnológica, levando em conta a matriz energética brasileira como um todo. O especialista alerta que o modelo atual não é compatível com as evoluções do sistema.    

A Abraget defende também o papel das termelétricas na segurança eletroenergética, assegurando confiabilidade na operação e dando condições para a expansão das fontes renováveis. A segurança eletroenergética é a base para discutir o futuro e as condições para investimento e para expansão do SIN. Ele lembrou também a grande importância das usinas nucleares neste contexto.    

Outro tema discutido no painel foi o Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência 2024, destacando a importância de maximizar a confiabilidade, minimizar as emissões de gases causadores do efeito estufa e alcançar o menor preço, com capacidade de suportar emergências e fornecer 24 horas por dia. O papel das usinas nucleares para segurança do sistema também foi lembrado pelo executivo. O presidente da associação encerrou sua participação reforçando o posicionamento técnico da Abraget, sempre baseado em estudos aprofundados e com o objetivo de apoiar o desenvolvimento do país.    

PAINEL PATROCINADO POR: