CERIMÔNIA DE ABERTURA: Transformação em Curso: Estratégias e Políticas Rumo a um País Descarbonizado


As estratégias e políticas rumo à descarbonização da economia foi destaque na cerimônia de abertura da 21ª edição do Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (ENASE), principal evento no Brasil, que reúne anualmente as maiores autoridades e representantes do setor de energia elétrica. A abertura contou com as presenças de Alexandre Canázio, Editor Chefe do Portal CanalEnergia; Carla Primavera, Managing Director Climate Change do BNDES; Ricardo Tili, Diretor da ANEEL, e Thiago Prado, Presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).    

Para Carla, do BNDES, a transição energética oferece uma oportunidade ímpar para o Brasil trilhar um caminho de sucesso, por meio da oferta de recursos naturais e a criação de demanda para os geradores. “Integrar o setor elétrico às demais das economias, por meio da alocação de subsídios, é fundamental para concorrer com mercados globais”. Ricardo Tili, da ANEEL, abordou a importância da transição energética para a neo industrialização do país, que vem gradualmente trocando combustíveis fosseis por energia limpa. Por sua vez, Thiago, da EPE, destacou que o Brasil é protagonista em energias renováveis e que, por isso, devemos buscar caminhos para nossos próprios desafios e não importar apenas soluções de fora. O executivo acrescentou que a entidade tem buscado modelos alternativos de projetos observando a geração distribuída, e antecipou o lançamento do caderno PDE 2034 de Mini e Micro Geração Distribuída, que será divulgado em breve.    

Os palestrantes também destacaram outros aspectos para acelerar o crescimento da energia elétrica renovável, como planejamento, a transparência da composição tarifária, armazenamento por meio de energia reversível e acesso às redes de transmissão.